quarta-feira, 30 de maio de 2012

Algumas questões sobre uma proposta de projeto de leitura para o ensino secundário.

Nesta proposta consideramos dois aspectos que nos parecem indispensáveis para o seu desenvolvimento:
       Leitura integral obrigatória de obras literárias no 11º e 12º ano, abrangendo vários tipos de texto literário.
§         No 11ºAno
·        Frei Luís de Sousa/Almeida Garrett
·        Sermões/Padre António Vieira
·        Os Maias/ Eça de Queirós
§         No 12º Ano
·        Obra poética de Fernando Pessoa – A Mensagem
·        Obra poética de Luís Vaz de Camões – Os Lusíadas
·        Felizmente há luar! /Luís Sttau Monteiro
·        O memorial do convento/José Saramago
      A modalidade "comunidades de leitores" é, segundo a nossa avaliação, a mais eficaz para desenvolver a motivação para a  leitura, e  para a partilha entre pares ou entre alunos e professores.

A partir destes dois pressupostos é importante colocar algumas questões sobre o desenvolvimento do projeto:
Þ    Como organizar as comunidades de leitores?
Þ    Como articular as leituras obrigatórias com as leituras/aprendizagens não literárias?
Þ    Como criar ferramentas que permitam desenvolver estas comunidades?

Sem comentários:

Enviar um comentário